Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PADRE VITOR APOSTOLO DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Pe. Vítor Coelho de Almeida: 
comunicador e divulgador da devoção a Nossa Senhora Aparecida.
Aparecida acolheu um grande devoto de Nossa Senhora, o Pe. Vítor Coelho de Almeida, um mineiro de Sacramento que dedicou a sua vida à evangelização dos romeiros e ouvintes da Rádio Aparecida, difundindo a devoção mariana em todo Brasil.
Frequentou o colégio de Santo Afonso, bem próximo da então Basílica Velha, como carinhosamente chamávamos a Matriz Basílica, a 1ª Igreja que abrigou a Imagem de Nossa Senhora. Pe. Vítor sentia que a transformação, de se dedicar à vida religiosa, viera da intercessão de Nossa Senhora, o motivo de sua conversão e vocação missionária.
“Maria, eu vos cantarei eternamente…”
Quando Pe. Vítor se lançou para as Santas Missões com entusiasmo e ardor, revelou-se um grande comunicador e evangelizador popular. Com seu carisma atraía multidões, inclusive as crianças.
O seu primeiro trabalho no Santuário Nacional foi a “missão contínua”: catequeses diárias, bênçãos das crianças, bênçãos de objetos e lembranças, além das missas e rezas populares, afirmando dia após dia ser um Missionário de Nossa Senhora Aparecida.
Escreveu diversos livros, inclusive criou uma seção no jornal Santuário de Aparecida, a qual deu o nome de “Janelinha da arca”, que queria dizer: “Cada artigo significava a pombinha que ele, como Noé, soltava pela janela da arca, levando mensagens de paz através da imprensa”.
Em 8 de setembro de 1951, foi inaugurada a Rádio Aparecida. Foi assim que Pe. Vítor iniciou o seu primeiro programa na Rádio, para qual se dedicou 36 anos de sua vida. Conquistou ouvintes no Brasil inteiro, contribuiu para a expansão da emissora e se transformou no símbolo da Rádio Aparecida.

“Caríssimos! Os ponteiros apontam para o infinito”.

“Vamos olhar para cima. Corações para o alto! Braços levantados para o céu!
Vamos rezar! Vamos ouvir a palavra do Senhor”.

Um dos programas se chamava “Escadinha do Céu”, no qual demonstrou seu amor aos mais necessitados. O programa passava mensagens educativas, cantos, músicas e enquetes para promover a caridade entre os ouvintes. 

As doações que chegavam eram encaminhadas às famílias carentes da região.

“A caridade é uma escada que leva ao céu”.

Estas são poucas linhas expressando o amor de Pe. Vítor a Nossa Senhora Aparecida e, também, a sua vocação de pregador e comunicador da Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo.

É inspirado nele que a Campanha dos Devotos quer se comunicar com os devotos de Nossa Senhora Aparecida, para evangelizar o Brasil e além -Brasil, afinal,

“Quem ajuda na pregação, tem merecimento de pregador”.

O Centro de Eventos é uma obra realizada graças à generosidade dos devotos da Mãe Aparecida. Será inaugurado nesta semana, recebendo o nome Pe. Vítor Coelho de Almeida, que é uma homenagem a esse ilustre missionários que, sabiamente, utilizou os meios de comunicação para evangelizar.

Fotos: Centro de Documentação e memória do Santuário Nacional de Aparecida.

Pe. Vítor Coelho faleceu há 23 anos com 87 anos de idade, em vida os devotos já o chamavam de Santo. Em outubro de 1998 foi inciado o ” Processo de Vida e Virtude” no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Aparecida para a Beatificação de Pe. Vítor Coelho.

 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...